image

Uma das denúncias da UPH foi feita por familiares de um paciente. Secretaria informou que é preciso aguardar liberação de vagas.

Pacientes, que aguardam por uma vaga em hospitais, reclamam das condições de espera na UPH da Zona Leste de Sorocaba (SP). Não tem vaga para todos nos leitos e a espera da internação ocorre em um galpão improvisado.

A administração da UPH confirmou que eles estão sendo atendidos no local porque os 20 leitos da unidade estão lotados.

Uma das denúncias chegou por vídeo feito pelo celular da acompanhante de uma paciente. Ela registrou as condições de espera. Todos sentados em cadeiras de plástico. Os pacientes mais debilitados aguardam em cadeiras reclináveis ou em macas.

“Nós estamos aqui na sala com calor de 40 ° desde as 14h esperando a ambulância”, explicou a autônoma Andréia Campos. A empregada doméstica Rosalina Nanci aguarda com a filha no galpão. Ela está com dores fortes no abdômen e não consegue se mover direito. A vaga no hospital ainda não surgiu e a espera em um lugar com pouca estrutura se torna ainda mais longa.

“Ela está com muita dor, não consegue comer e nem se virar. É triste. É triste ver um filho nosso sofrer desse jeito”, disse a empregada doméstica.

A Secretaria da Saúde informou que os pacientes recebem o devido atendimento médico e de enfermagem. E que nos casos que dependem de transferência, precisam aguardar a liberação de vagas. A secretaria não falou se dá pra melhorar as condições do galpão. 

Sorocaba tem um déficit de 400 leitos nos hospitais porque não existe vaga pra tanta demanda. A população aguarda a construção do novo hospital estadual, que está atrasado há três anos.

Anúncios